quarta-feira, dezembro 11, 2013

O treino de musculação queima centenas de calorias durante vários dias!




Quem nunca ouviu dizer que apenas os exercícios aeróbios eliminavam gorduras? Pois é queridos leitores, se enganaram e feio! Estudos recentes mostraram que as sessões de treino de alta-intensidade (com pesos) também funcionam. A queima de gordura não acontece somente durante as sessões intensas (Isso é muito interessante), mas continua também depois da realização dos treinos. Esse fenômeno tem o nome de EPOC (“Excess Post Excersise Oxygen Consumption ou Excesso de Consumo de Oxigênio Pós-Exercício")  que é a capacidade de continuar metabolizando calorias mesmo depois do treino.

É fato que a gordura é fonte de energia, e como fonte de energia ela serve para gerar energia, e a energia serve para mover seu corpo, e para mover seu corpo existem os músculos, e quanto mais músculos? Bingooooooooooooooooooooooo, isso mesmo que você pensou, quanto mais músculos você tiver mais irá metabolizar gordura!
(RECADINHO PARA OS ANIMAIS ACÉFALOS, TUDO ISSO SÓ VAI FUNCIONAR SE UMA DIETA BEM ELABORADA POR UM PROFISSIONAL O ACOMPANHAR, ENTENDEU)

Um estudo realizado com 40 homens que participaram em um estudo na Grécia, que foi publicado em Diabetes Care, onde todos possuíam excesso de peso, com um IMC médio de 29. Embora não fossem fisicamente ativos, os voluntários eram saudáveis.
Os investigadores colocaram os homens a treinar durante uma hora. Durante o treino os homens treinaram todos os grandes grupos musculares, realizando 3 séries de exercícios básicos.

Os homens foram distribuídos por 4 grupos:

  • O grupo de baixa intensidade treinou usando pesos de 45-50% de 1RM e descansou durante 2 minutos entre séries.
  • O grupo de intensidade moderada treinou com 60-65% de 1RM e descansou durante 4 minutos entre séries.
  • O grupo de alta intensidade treinou com 80-85% de 1RM e descansou durante 6 minutos entre séries.
  • O grupo de controlo não realizou qualquer tipo de treino.
O grupo de baixa-intensidade queimou 296 calorias durante o treino, o grupo de intensidade moderada queimou 282 calorias e o grupo de alta intensidade queimou 222 calorias.Os níveis de ácido lático e as concentrações de ácidos graxos em forma livre e glicerol (indicadores de queima de gordura) subiram menos durante a sessão de treino de alta-intensidade.
Nos dias que se seguiram à sessão de treino, os níveis de adiponectina permaneceram consideravelmente mais elevados no grupo de alta-intensidade. A adiponectina é uma hormona que faz os músculos extraírem mais nutrientes do sangue.
Os níveis de cortisol também foram mais reduzidos após a sessão de treino no grupo de alta-intensidade do que nos outros grupos.

O grupo de alta-intensidade, que realizou o treino com pesos, teve um gasto de energia mais elevado durante vários dias depois do teste. Durante o período que os investigadores tiraram medidas, os homens do grupo de alta intensidade queimaram várias centenas de calorias a mais.
Essa energia extra foi gasta para auxiliar o corpo a recuperar do treino de musculação. Quase toda esta energia para o EPOC foi obtida a partir da gordura.
Então concluindo galera:

Se você busca perda de peso ou queima da gordura corporal, você deve sim realizar treinos com uma frequência de duas a três sessões de treino de musculação por semana para acelerar o processo desejado, sempre orientado por um profissional formado.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado e até mais!
 

Referência:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19729520


Nenhum comentário:

Postar um comentário