quarta-feira, dezembro 11, 2013

Nutrição e Promoção da saúde






Por Thais Ennes - Nutricionista


CRN3:22251



A relação da alimentação com o bem estar físico e o pleno desenvolvimento mental e emocional já era conhecida na Antiguidade. Atualmente, o estudo da Nutrição abrange campos mais diversificados, como as mais diversas áreas da saúde. No início, o principal problema de saúde pública no âmbito da nutrição era a desnutrição. Porém, com o estilo de vida moderno, grandes alterações foram observadas no comportamento humano, o que inclui os hábitos alimentares. A necessidade de refeições mais práticas e rápidas e as facilidades da vida regrada à tecnologia tornaram as pessoas cada vez mais susceptíveis à obesidade, a doenças cardiovasculares e ao diabetes. Sendo assim, muitos estudos atuais estão se direcionando à ingestão de gordura, bem como as diferentes formas deste nutriente.


Todos nós precisamos nos alimentar e isso deve ser feito de maneira balanceada e diversificada. Além disso, cada pessoa tem seus próprios gostos, preferências e hábitos alimentares. A alimentação é um componente fundamental para se ter qualidade de vida. Do ponto de vista nutricional, um alimento não é bom ou ruim, todos podem estar inclusos em uma alimentação saudável, se forem distribuídos corretamente.


A obesidade é considerada uma doença crônica que se instala de forma lenta e progressiva no organismo através do acúmulo de depósitos de gordura normalmente, associado a uma ingestão calórica excessiva e à baixa atividade física. Do mesmo modo, que a obesidade demora em aparecer, o seu tratamento também exige tempo para a obtenção de resultados permanentes e que não comprometam à saúde. Por não compreenderem esse processo de perda lenta de peso e desejarem uma solução rápida e fácil para o problema, algumas pessoas acabam fazendo uso de medicamentos, importando-se apenas com a perda de peso e não se dando conta das consequências do uso inapropriado de tais substâncias.


A mudança comportamental é a chave para a manutenção do peso! O uso de medicamentos, apesar de aparentemente ser eficaz no início promovendo uma perda rápida de peso, acaba na maioria das vezes permitindo um retorno ao peso anterior assim que é interrompido a sua utilização, pois, não é capaz de modificar os erros alimentares instituindo hábitos saudáveis na alimentação. Isso sem contar os efeitos colaterais que normalmente estão presentes. Entenda o papel do nutricionista na  promoção da saúde pública.


Não existem fórmulas mágicas nem soluções imediatas e fáceis para o emagrecimento. O indivíduo deve estar ciente que para conseguir um resultado duradouro e satisfatório à saúde, o mais indicado é uma mudança de comportamento com a correção de hábitos alimentares inadequados e o aumento do gasto energético, através do exercício físico. Sendo assim a combinação consulta nutricional somada à atividade física frequente poderia ser considerada a verdadeira fórmula para o emagrecimento saudável.


Somente um profissional da área de Nutrição é capaz de fornecer um plano alimentar caloricamente saudável para você. Adote hábitos saudáveis, invista na sua qualidade de vida, pratique exercício físico e procure um nutricionista. 


Lembre-se a alimentação e a nutrição adequada e de qualidade são direitos universais e requisitos fundamentais para a promoção da saúde!



Contatos: thanutri@terra.com.br
(13) 99172 0813

(13) 3304 2618

Nenhum comentário:

Postar um comentário