terça-feira, novembro 19, 2013

ANIMAL - Saiba como potencializar seu treino de panturrilha AGORA!


Bom galera hoje vamos falar de um dos músculos mais ingratos de se trabalhar no corpo humano (Para aqueles que não possuíram a bênção da genética do Dorian Yates) as Panturrilhas, quem treina sabe como doí e é ingrato ficar lá por anos e não aparecer nem um caroço de abacate. Pois bem, os GASTROCNÊMIO da parte posterior da perna também conhecida como “Panturrilha” ou "Batata da perna" (Na boa, batata da perna é de doer) pode ser dividida basicamente em duas partes: Camada Superficial: Gastrocnêmio Medial, Gastrocnêmio Lateral, Sóleo e Plantar Delgado, e Camada Profunda: Poplíteo, Flexor Longo dos Dedos, Flexor Longo do Hálux e o Tibial Posterior, e vai desde a parte posterior-inferior do joelho até a articulação do tornozelo. Complicado né? Tudo bem sabemos que esses nomes não são comuns, mas então já que esta aqui lendo isso, por favor APRENDA-OS! 

Mas aqui falaremos dos mais conhecidos, que são os Gastrocnêmios e o Sóleo.



Gastrocnêmio Lateral e o Medial têm como função a flexão do joelho (É quando você dobra o joelho) e flexão plantar do tornozelo (É quando você aponta os pés para baixo), e o Sóleo têm como função a flexão plantar do tornozelo, forma junto com o músculo gastrocnêmio um único músculo tricipital, habitualmente chamado de “Tríceps Sural”. São músculos extremamente resistentes à fadiga (isso depende de cada indivíduo) ajudam na sustentação do corpo e também tem uma outra função muito importante em nosso organismo, que é a de retornar o sangue venoso (Como dizia o Grande Prof. Mestre  Marco Antônio F. Alves - (Marquinhos) nosso Segundo Coração) e graças a esses músculos que o sangue ganha maior pressão e retorna com maior facilidade ao coração, mas ai você esta lendo este texto se pergunta, ta professor, mas e daí? O que isso muda meu treino de panturrilha? Muda muito quando você descobre que o seu treino pode estar equivocado ao que você realmente busca de suas “Panturrilhas” e entenda por que.



Você sabia que dependendo de como você estiver posicionado ao fazer os famosos treinos de “Panturrilha” que por sinal são os tradicionais em pé com tornozeleiras, Leg 45° ou em maquinas que hoje são desenvolvidas exclusivamente para esses grupos musculares, você pode estar otimizando ou diminuindo a ação do músculo esperado? BINGO, Olha que dica legal, se executar a flexão plantar com os joelhos estendidos, por exemplo, em um Leg 45°, ou em pé mesmo com as caneleiras você causa uma maior tensão dos músculos do gastrocnêmio aumentando a sua contração e potencializando sua eficácia? e já se você executar o exercício com os joelhos flexionados há 90° em maquinas ou anilhas em cima dos joelhos e sentado ao um banco, você encurta os músculos do gastrocnêmio deixando-o relaxados otimizando assim o sóleo, e tudo isso porque o músculo do Sóleo é uniarticular trabalhando somente na articulação do tornozelo, já o gastrocnêmio é biarticular, pois cruza tanto o joelho quanto o tornozelo? (Eeeeeeeeeeeeeeee, show)

Quanto a intensidade e o volume, depende do que você busca seja em condições financeiras ou biológicas, sabemos que esses músculos são as vezes ingratos com quem busca a perfeição do corpo, pois, são músculos altamente resistentes e difíceis de ser ganho ainda mais se a genética não for favorável, e caso isso aconteça siga meu conselho que é o de respeitar seus limites e seu corpo, não faça uso de anabolizantes e produtos milagrosos, porque como diz um grande ditado do MS. Prof. Dilmar Pinto Guedes J. "Quem nasce lagartixa, não vira jacaré" acho que deu pra entender correto?


Lembre-se que todo exercício deve ser levar em conta a segurança e a especificidade de cada indivíduo, todo exercício físico deve ser orientado por um profissional da área, não saia por ai fazendo algo que viu pela Internet ou algo que um amigo indicou, respeite seu corpo e se quer bons resultados e uma saúde adequada, procure um profissional ele saberá o que é melhor pra você.



Viu como algo simples muda tudo e isso pode fazer muita diferença dependendo do tipo de atleta que você é.



Agora é pegar o seu treino com seu Professor e mandar bala!

Nenhum comentário:

Postar um comentário